Universidade de Brasília – UnB
Curso de Especialização em Gestão Escolar
Disciplina: Introdução ao Curso e ao Ambiente de Aprendizagem
Unidade II: TIC, inovação educacional e gestão escolar
Professora tutora: Francisca Vânia Barros Araújo
Cursista: Thalita da Silva Gonçalves Resende
Período: Semana de 01 a 10 de julho
FICHAMENTO
ALMEIDA, Maria Elizabeth B. Gestão de
tecnologia na escola.
RESUMO
O autor trás questões
relacionadas ao uso das TIC na escola, como colaboração para a gestão, o que
privilegia a informação e promove a criação de comunidades colaborativas no
ambiente. Aponta projetos desenvolvidos no pais com o intuito de inserir as TIC
na prática pedagógica através de professores multiplicadores no ambiente
escolar, afim de redimensionar o trabalho levando sempre em consideração a
realidade da escola.
Dificuldade para o uso
das TIC na escola são apontadas no texto, tais como a ausência de condições
físicas favoráveis, materiais e técnicas adequadas e pouca familiaridade dos
gestores com as TIC.
Almeida ressalta que a
gestão escolar é a principal responsável pela inserção das TIC na escola, que
além de promover o uso das mesmas em salas de aula tem que utilizá-las na
gestão pedagógica e administrativa. Tal demanda exige uma posição diferenciada
por parte da gestão, que deve promover uma nova cultura dentro da escola, tanto
na formação dos servidores quanto na sua própria formação, buscando sempre a
participação de todos em atividades colaborativas.
No texto destacam-se
situações favoráveis à implementação do uso das TIC às atividades de gestão
administrativa e pedagógica, tais como a troca de informações e de experiências
com a comunidade escolar; discussões e tomadas de decisões, entre outras.
Destaca-se ainda a
importância da formação continuada para que a implementação das TIC seja bem
sucedida na escola.
CITAÇÕES
PRINCIPAIS DO TEXTO
“As tecnologias de informação e
comunicação foram inicialmente introduzidas na educação para informatizar as
atividades administrativas, visando agilizar o controle e a gestão técnica,
principalmente no que se refere à oferta e à demanda de vagas e à vida escolar
do aluno. Posteriormente, as TIC começaram a adentrar no ensino e na
aprendizagem sem uma real integração às atividades de sala de aula, mas como
atividades adicionais.”
“Segundo o Prof. António Nóvoa: “Temos
que esquecer o futuro para poder ter o futuro, ou seja, não adianta preparar os
alunos para o amanhã que não se conhece, se o presente, por si mesmo, constitui
um grande desafio a ser superado”
“Essa evolução levou à tomada de
consciência da importância de incorporar as TIC à prática pedagógica e ao contexto
da sala de aula, bem como da necessidade de envolver os gestores nessas
atividades, uma vez que, sem a participação dos gestores, as atividades se
restringem a esparsas práticas em sala de aula. Ao atingir esse patamar, nova
tomada de consciência leva
à percepção de que o papel do gestor não
é apenas o de prover condições para o uso efetivo das TIC em sala de aula, e
sim que a gestão das TIC na escola implica gestão pedagógica e administrativa
do sistema tecnológico e informacional.”
“Desta forma, a incorporação das TIC na
escola e na prática pedagógica não mais se limita à formação dos professores,
mas se volta também para a preparação de dirigentes escolares e seus
colaboradores, propiciando-lhes o domínio das TIC para que possam auxiliar na
gestão escolar e, simultaneamente, provocar a tomada de consciência sobre as
contribuições dessa tecnologia ao processo de ensino e aprendizagem.”
“O uso das TIC na gestão escolar
permite: registrar e atualizar instantaneamente a sua documentação; criar um
sistema de acompanhamento e participação da comunidade interna e externa à
escola por meio de ambientes virtuais; definir metodologias de avaliação
adequadas e compatíveis com critérios democráticos e participativos; trocar
informações e experiências com a comunidade, identificando talentos e
potencialidades que possam contribuir com a evolução conjunta de problemáticas
tanto da escola como da comunidade; discutir e tomar decisões compartilhadas.”
“Assim, gestores escolares terão
informações disponíveis que lhes permitam identificar problemas e buscar
alternativas de solução por meio do diálogo; selecionar e articular informações
que tragam subsídios à tomada de decisões; acompanhar em nível macro as ações
desenvolvidas tanto no âmbito administrativo quanto pedagógico, de modo a
adquirir uma visão do todo da escola; identificar e incentivar as ações
inovadoras e criar uma rede de comunicação que possa favorecer a constituição
da escola como uma comunidade de aprendizagem.”
“Anuncia-se um novo tempo, cabendo a cada
educador, seja gestor ou professor, participar de processos de formação
continuada e em serviços
que
criam a oportunidade de formação de redes colaborativas de aprendizagem
apoiadas em ambientes virtuais para encontrar, no coletivo da escola, o caminho
evolutivo mais condizente e promissor de acordo com a identidade da escola e
com o contexto em que se encontra inserida.”
COMENTÁRIOS
A
implementação com sucesso das TIC na escola vai facilitar muito o trabalho
pedagógico e administrativo da gestão bem como do professor em sala de aula. E,
para isso, é necessário que os gestores sejam muito bem preparados para tal,
visto que eles são os provedores e principais incentivadores do uso das TIC.
QUESTIONAMENTOS
·
Os gestores tem acesso à formação
adequada para a implementação das TIC na escola?
·
Os professores e gestores estão
preparados para fazer parte de um ambiente colaborativo, a fim de uma
implementação das TIC na escola?
·
A comunidade escolar num todo está preparada
para lidar com as TIC?
·
Como o gestor vai conseguir implementar
as TIC na escola, promovendo um ambiente colaborativo, facilitando e promovendo
a formação continuada se o mesmo não está familiarizado com o assunto?
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