Fichamento Texto 6


Universidade de Brasília – UnB
Curso de Especialização em Gestão Escolar
Disciplina: Introdução ao Curso e ao Ambiente de Aprendizagem
Unidade II: TIC, inovação educacional e gestão escolar
Professora tutora: Francisca Vânia Barros Araújo
Cursista: Thalita da Silva Gonçalves Resende
Período: Semana de 01 a 10 de julho


FICHAMENTO

ALMEIDA, Maria Elizabeth B. Gestão de tecnologia na escola.

RESUMO

O autor trás questões relacionadas ao uso das TIC na escola, como colaboração para a gestão, o que privilegia a informação e promove a criação de comunidades colaborativas no ambiente. Aponta projetos desenvolvidos no pais com o intuito de inserir as TIC na prática pedagógica através de professores multiplicadores no ambiente escolar, afim de redimensionar o trabalho levando sempre em consideração a realidade da escola.
Dificuldade para o uso das TIC na escola são apontadas no texto, tais como a ausência de condições físicas favoráveis, materiais e técnicas adequadas e pouca familiaridade dos gestores com as TIC.
Almeida ressalta que a gestão escolar é a principal responsável pela inserção das TIC na escola, que além de promover o uso das mesmas em salas de aula tem que utilizá-las na gestão pedagógica e administrativa. Tal demanda exige uma posição diferenciada por parte da gestão, que deve promover uma nova cultura dentro da escola, tanto na formação dos servidores quanto na sua própria formação, buscando sempre a participação de todos em atividades colaborativas.
No texto destacam-se situações favoráveis à implementação do uso das TIC às atividades de gestão administrativa e pedagógica, tais como a troca de informações e de experiências com a comunidade escolar; discussões e tomadas de decisões, entre outras.
Destaca-se ainda a importância da formação continuada para que a implementação das TIC seja bem sucedida na escola.

CITAÇÕES PRINCIPAIS DO TEXTO

“As tecnologias de informação e comunicação foram inicialmente introduzidas na educação para informatizar as atividades administrativas, visando agilizar o controle e a gestão técnica, principalmente no que se refere à oferta e à demanda de vagas e à vida escolar do aluno. Posteriormente, as TIC começaram a adentrar no ensino e na aprendizagem sem uma real integração às atividades de sala de aula, mas como atividades adicionais.”

“Segundo o Prof. António Nóvoa: “Temos que esquecer o futuro para poder ter o futuro, ou seja, não adianta preparar os alunos para o amanhã que não se conhece, se o presente, por si mesmo, constitui um grande desafio a ser superado”

“Essa evolução levou à tomada de consciência da importância de incorporar as TIC à prática pedagógica e ao contexto da sala de aula, bem como da necessidade de envolver os gestores nessas atividades, uma vez que, sem a participação dos gestores, as atividades se restringem a esparsas práticas em sala de aula. Ao atingir esse patamar, nova tomada de consciência leva
à percepção de que o papel do gestor não é apenas o de prover condições para o uso efetivo das TIC em sala de aula, e sim que a gestão das TIC na escola implica gestão pedagógica e administrativa do sistema tecnológico e informacional.”

“Desta forma, a incorporação das TIC na escola e na prática pedagógica não mais se limita à formação dos professores, mas se volta também para a preparação de dirigentes escolares e seus colaboradores, propiciando-lhes o domínio das TIC para que possam auxiliar na gestão escolar e, simultaneamente, provocar a tomada de consciência sobre as contribuições dessa tecnologia ao processo de ensino e aprendizagem.”

“O uso das TIC na gestão escolar permite: registrar e atualizar instantaneamente a sua documentação; criar um sistema de acompanhamento e participação da comunidade interna e externa à escola por meio de ambientes virtuais; definir metodologias de avaliação adequadas e compatíveis com critérios democráticos e participativos; trocar informações e experiências com a comunidade, identificando talentos e potencialidades que possam contribuir com a evolução conjunta de problemáticas tanto da escola como da comunidade; discutir e tomar decisões compartilhadas.”

“Assim, gestores escolares terão informações disponíveis que lhes permitam identificar problemas e buscar alternativas de solução por meio do diálogo; selecionar e articular informações que tragam subsídios à tomada de decisões; acompanhar em nível macro as ações desenvolvidas tanto no âmbito administrativo quanto pedagógico, de modo a adquirir uma visão do todo da escola; identificar e incentivar as ações inovadoras e criar uma rede de comunicação que possa favorecer a constituição da escola como uma comunidade de aprendizagem.”

“Anuncia-se um novo tempo, cabendo a cada educador, seja gestor ou professor, participar de processos de formação continuada e em serviços que criam a oportunidade de formação de redes colaborativas de aprendizagem apoiadas em ambientes virtuais para encontrar, no coletivo da escola, o caminho evolutivo mais condizente e promissor de acordo com a identidade da escola e com o contexto em que se encontra inserida.”

COMENTÁRIOS
            A implementação com sucesso das TIC na escola vai facilitar muito o trabalho pedagógico e administrativo da gestão bem como do professor em sala de aula. E, para isso, é necessário que os gestores sejam muito bem preparados para tal, visto que eles são os provedores e principais incentivadores do uso das TIC.

QUESTIONAMENTOS
·         Os gestores tem acesso à formação adequada para a implementação das TIC na escola?
·         Os professores e gestores estão preparados para fazer parte de um ambiente colaborativo, a fim de uma implementação das TIC na escola?
·         A comunidade escolar num todo está preparada para lidar com as TIC?
·         Como o gestor vai conseguir implementar as TIC na escola, promovendo um ambiente colaborativo, facilitando e promovendo a formação continuada se o mesmo não está familiarizado com o assunto?


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